9. Escorrimento





 

                    

 

Acúmulo de tinta em forma de um cordão.

Causas:

  • Demão muito carregada;
  • Pressão muito baixa;
  • Baixa viscosidade da tinta;
  • Aplicação muito próxima da superfície;
  • Movimentos lentos e
  • Uso de diluentes lentos.


Correção:
Após secagem completa, lixar as partes escorridas e tentar corrigir com polimento. Em casos muito graves, repintar novamente.

 

Episódio 4:

Treinamento de polimento e detalhamento profissional Mothers:

6. Calcinação





 

                

 

Aparência ressecada, com aspecto fosco apresentando partículas de pigmentos soltos.

Causas:

  • Exposição ao Sol ou ao sereno por longo período e
  • Lavagens várias vezes com produtos de limpeza muito fortes, deixando úmida sem secar.


Correção:
Lixar com lixa de grana 1200, polir primeiramente com massa para polir Nº 1 (mais abrasiva). Em seguida, realçar o brilho com massa de polir Nº 2.

2. Manchamento nas cores metálicas

 

 

                  

 

 

Ocorre devido à alta concentração de alumínio em pequenas áreas.


Causas:

  • Uso de diluentes de evaporação muito lenta;
  • Pressão muito baixa e
  • Distância insuficiente.


Correção:
Após secagem, lixar com lixa de grana 1200, aplicar passadas leves (empoeiradas) e envernizar.

11. Casca de laranja






 

                 

 

Aspecto muito granulado, semelhante a uma casca de laranja.

Causas:

  • Tinta muito grossa;
  • Camadas excessivas;
  • Intervalo insuficiente entre as passadas
  • Uso de diluentes não recomendados.


Correção:
Esperar secar. Lixar com lixa de grana 1200 e tentar resolver com polimento. Em casos graves, lixar com lixa de grana 600 até obtenção de uma superfície lisa e repintar novamente.

4. Manchas por ataque químico




 




                  

 

Descoloração da pintura em forma de manchas.

Causas:

  • A pintura exposta em ambiente agressivo por longo tempo pode sofrer ataque químico;
  • Pintura exposta ao Sol e lavada com detergentes agressivos (solupan)
  • Polimento quando efetuado em pinturas expostas ao Sol (superfícies quentes)
  • Fezes de passarinhos.
  • Respingos de concreto 


Correção:
Lixar com lixa de grana 1200 e, com polimento, tentar realçar o brilho. Em casos mais graves, lixar com lixa de grama e pintar.
Quanto ao respingo de concreto, se lavado imediatamente e efetuar o polimento não haverá problema. Em caso de estar seco, remover, lixar com lixa de grana 1200, repintar e envernizar.

Episódio 2:

13. Fervura






 

                  

 

Apresenta um aspecto arenoso e poroso.

Causas:

  • Aplicação da tinta em superfícies muito quentes
  • Exposição ao calor (estufa ou painel de secagem) antes da evaporação do solvente.


Correção:
Lixar as partes afetadas até a superfície ficar lisa. Repintar novamente.

Episódio 3:

5. Manchas Úmidas






 

                

 

São áreas em que o acabamento não secou completamente.

Causas:
Geralmente aparecem quando o acabamento é aplicado em áreas que não foram completamente limpas, deixando resíduo de ceras, graxas e pasta para soldar.

Correção:
Remover as partes afetadas, limpar completamente a superfície, aplicar primer PU e se necessário como enchimento, repintar novamente. 

Episódio 1:

10. Sangramento





 

                         

 

Migração da coloração vermelha.

Causas:

  • Uso excessivo de catalisadores na massa poliéster
  • Pintura nova de cor branca sobre pintura antiga de cor vermelha.


Correção:
Em ambos os casos, primeiramente isolar com SG07 (Rapid Grey Mastic D8017 PPG System) e repintar novamente.

​A repintura automotiva, desde a preparação da peça a ser pintada, até o polimento, exige conhecimento e prática de quem a está realizando. Por se tratar de um segmento dinâmico e cheio de novidades, se manter informado é fundamental para o profissional que quer se destacar, independente da atividade que exerça. 
​Com o objetivo de orientar e informar nossos parceiros, disponibilizaremos aqui algumas dicas e vídeos que possam enriquecer seus conhecimentos e técnicas de trabalho.

16. Trincamento





 

                 

 

A película de tinta apresenta rachadura ou pé de galinha.

Causas:

  • Repintura sobre pintura velha com excesso de produto;
  • Aplicação de tinta poliéster sobre laca nitrocelulose e esmalte sintético sem isolamento adequado
  • Excesso de camada de primer rápido.


Correção:
Remover completamente as partes afetadas, preparar a superfície e repintar novamente.


Dicas e treinamentos:

7. Marcas de lixa





 

                       

 

Acabamento com ranhuras que são mais visíveis em cores escuras.

Causa:
O primer foi lixado de maneira inadequada, ou seja, não foram obedecidas as diferentes granas de lixas nos pares de lixamento.

Correção:
Lixar a superfície com lixa de grana fina 600 á 800 (dependendo do tipo da tinta) até que o problema seja eliminado e repintar. Em casos graves, preparar novamente com massa poliéster ou aplicar primer PU como enchimento.

Noções teóricas sobre tintas

8. Enrugamento




        




                      

 

Aspecto enrugado da película da tinta durante o processo de secagem.

Causas:

  • Aplicação da camada de tinta excessivamente grossa;
  • Secagem muito rápida da camada superior, impedindo a secagem da parte inferior.
  • Aplicação sem intervalo.
  • Quando colocada na estufa ou painel de lâmpadas (IR) sem ter obedecido ao tempo de flash off.


Correção:
Regular o equipamento de pintura e observar a distância para evitar demãos grossas. Remover as partes afetadas. Se o ambiente apresentar temperatura elevada, utilizar diluentes lentos.
Observar o tempo de secagem entre demãos e antes de expor ao calor.

14. Falta de aderência





 

                   

 

Ocorre um desplacamento da película da tinta sobre o primer ou do verniz sobre a tinta.

Causas:

  • Lixamento do primer utilizando lixas de grana muito fina de 800, ou 1200 deixando a superfície espelhada (vitrificada);
  • Uso de catalisadores rápidos em temperaturas altas;
  • Uso de diluentes com evaporação muito rápida
  • Muito tempo para aplicação de verniz após aplicação da base coat.


Correção:
Remover totalmente as partes soltas, aplicar primer poliuretano e repintar novamente.

Problemas comuns na repintura automotiva

15. Cratera





 

                 

 

Aparenta falta de tinta em pontos contaminados com impurezas, formando buracos com aparência de olho de peixe. As crateras aparecem durante ou imediatamente após a aplicação do acabamento.

Causas:

  • Limpeza inadequada da superfície;
  • Ceras polidoras à base de silicone;
  • Graxas
  • Óleo na linha de ar.


Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.

Os problemas mais comuns ocorridos na repintura automotiva são: 


  1. Diferença de tonalidade
  2. Manchamento nas cores metálicas
  3. Branqueamento
  4. Manchas por ataque químico
  5. Manchas úmidas
  6. Calcinação
  7. Marcas de lixa
  8. Enrugamento
  9. Escorrimento
  10. Sangramento
  11. Casca de laranja
  12. Bolhas
  13. Fervura
  14. Falta de aderência
  15. Cratera
  16. Trincamento

3. Branqueamento




 

                   

 

 

Aparência leitosa e sem brilho.

Causas:
Ocorrem dias frios, úmidos e chuvosos devido ao uso de Thinners ou diluentes de evaporação rápida ou de má qualidade.

Correção:
Aguardar secagem completa, lixar com lixa de grana 600, adicionar, ao produto diluído, 10% em volume de diluente retardador (laca flow) e aplicar novamente.

Avenida Dona Gertrudes, 1185, Alvinópolis, Atibaia-SP Fone: 4418-3532 | 3402-2100
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta 8:00 as 11:30hs/12:30 as 18:00hs e aos Sábados das 8:00 as 12:00hs

12. Bolhas






 

                

 

Formação de bolhas em algumas áreas da pintura.

Causas:

  • Aplicação muito grossa de primers;
  • Tempo insuficiente de secagem para lixamento
  • Condensação da umidade causada pela pulverização.


Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.

1. Diferença de Tonalidade 



 

 

 

 

É a diferença entre a repintura e a pintura original e da própria repintura. Se a cor é igual à original, por que a diferença?


Ao pintar dois carros com a mesma tinta, é possível ter dois resultados diferentes entre si.
Esses problemas podem ser causados por diferentes motivos:

  • Utilização da tinta com diluição ou catálise incorreta;
  • Pressão do ar na aplicação;
  • Velocidade na aplicação;
  • Distância entre a pistola e a peça;
  • Pintura muito molhada;
  • Pintura muito empoeirada
  • Uso de diluentes inadequados.


Isso significa que quando um carro chega à oficina para uma repintura, a tinta original passou por vários processos que influenciam na sua tonalidade (durante a pintura e após a mesma).
O que pode influenciar a tonalidade depois da pintura?
A pintura perde sua tonalidade original por ação de fatores ambientais, ex.: Sol, ar marinho, poluição e sereno.
Obs.: Mais de 90% dos problemas que ocorrem em uma oficina de repintura referem-se a acertos de tonalidade.

Correção:

Antes da aplicação, pintar uma chapa de teste observa-la sob a luz solar (nas mesmas condições em que o carro será pintado). A tinta deve ser aplicada até a cobertura total da chapa de teste.
É muito importante observar o número de passadas e o intervalo entre as mesmas.
Havendo diferença de tonalidade, proceder á correção, sempre que possível utilizar os mesmos concentrados ou bases usados na obtenção de cor.

DEFINIÇÃO


É a dispersão de um ou mais pigmentos em um ligante (resina) que, quando adicionando aditivos e solventes, e aplicado em camada fina sobre uma superfície, seca e converte em uma película aderente e protetora.


FINALIDADE 

Proteger as superfícies contra as ações do meio ambiente (corrosão), tornando-a bonita e agradável aos nossos sentidos.
 
COMPOSIÇÃO


De um modo geral, uma tinta é constituída por: Resinas, pigmentos, solventes e aditivos. 


RESINAS (VEÍCULOS)


São responsáveis pela formação do filme (películas da tinta quando seca), protegendo as partículas dos pigmentos e proporcionando aderência sobre o substrato.
As tintas são caracterizadas de acordo com o tipo de veículo:


  • Laca Acrílica - Resina Acrílica
  • Laca Nitro Celulose (DUCO) - Nitrocelulose
  • Esmalte Poliéster (Base Poliéster) - Resina de Poliéster
  • Esmalte Alquídico (Esmalte Sintético) - Resina Alquídica
  • Esmalte Acrílico (P.U.) - Resina Acrílica Hidroxilada 
  • Epóxi - Resina Epóxi


PIGMENTOS

São partículas sólidas, insolúveis no veículo que permanecem em suspensão. Classificam-se em dois tipos, ativos ou opacos e os inertes ou cargas.
Os ativos conferem a cor, tingimento e poder de cobertura ou opacidade à tinta. Podem ser orgânicos e inorgânicos.
Os inertes conferem propriedades específicas, tais como, maior consistência, melhor lixabilidade, fosqueamento, poder selante e enchimento. 

ADITIVOS 

São substâncias ativas, usadas em pequenas quantidades para conferir características e estabilizar as propriedades desejadas. Os mais utilizados são: secantes, dispersantes, anti-pele, anti-sedimentantes, nivelantes entre outros. 

SOLVENTES 

São responsáveis pela fluidez da mistura pigmento mais veículo. São voláteis e evaporam completamente durante o processo de secagem. Devido à compatibilidade, existem diversos tipos de solvente para cada tipo de veículo.