9. Escorrimento
Acúmulo de tinta em forma de um cordão.
Causas:
Correção:
Após secagem completa, lixar as partes escorridas e tentar corrigir com polimento. Em casos muito graves, repintar novamente.
Episódio 4:
Treinamento de polimento e detalhamento profissional Mothers:
6. Calcinação
Aparência ressecada, com aspecto fosco apresentando partículas de pigmentos soltos.
Causas:
Correção:
Lixar com lixa de grana 1200, polir primeiramente com massa para polir Nº 1 (mais abrasiva). Em seguida, realçar o brilho com massa de polir Nº 2.
2. Manchamento nas cores metálicas
Ocorre devido à alta concentração de alumínio em pequenas áreas.
Causas:
Correção:
Após secagem, lixar com lixa de grana 1200, aplicar passadas leves (empoeiradas) e envernizar.
11. Casca de laranja
Aspecto muito granulado, semelhante a uma casca de laranja.
Causas:
Correção:
Esperar secar. Lixar com lixa de grana 1200 e tentar resolver com polimento. Em casos graves, lixar com lixa de grana 600 até obtenção de uma superfície lisa e repintar novamente.
4. Manchas por ataque químico
Descoloração da pintura em forma de manchas.
Causas:
Correção:
Lixar com lixa de grana 1200 e, com polimento, tentar realçar o brilho. Em casos mais graves, lixar com lixa de grama e pintar.
Quanto ao respingo de concreto, se lavado imediatamente e efetuar o polimento não haverá problema. Em caso de estar seco, remover, lixar com lixa de grana 1200, repintar e envernizar.
Episódio 2:
13. Fervura
Apresenta um aspecto arenoso e poroso.
Causas:
Correção:
Lixar as partes afetadas até a superfície ficar lisa. Repintar novamente.
Episódio 3:
5. Manchas Úmidas
São áreas em que o acabamento não secou completamente.
Causas:
Geralmente aparecem quando o acabamento é aplicado em áreas que não foram completamente limpas, deixando resíduo de ceras, graxas e pasta para soldar.
Correção:
Remover as partes afetadas, limpar completamente a superfície, aplicar primer PU e se necessário como enchimento, repintar novamente.
Episódio 1:
10. Sangramento
Migração da coloração vermelha.
Causas:
Correção:
Em ambos os casos, primeiramente isolar com SG07 (Rapid Grey Mastic D8017 PPG System) e repintar novamente.
A repintura automotiva, desde a preparação da peça a ser pintada, até o polimento, exige conhecimento e prática de quem a está realizando. Por se tratar de um segmento dinâmico e cheio de novidades, se manter informado é fundamental para o profissional que quer se destacar, independente da atividade que exerça.
Com o objetivo de orientar e informar nossos parceiros, disponibilizaremos aqui algumas dicas e vídeos que possam enriquecer seus conhecimentos e técnicas de trabalho.
16. Trincamento
A película de tinta apresenta rachadura ou pé de galinha.
Causas:
Correção:
Remover completamente as partes afetadas, preparar a superfície e repintar novamente.
Dicas e treinamentos:
7. Marcas de lixa
Acabamento com ranhuras que são mais visíveis em cores escuras.
Causa:
O primer foi lixado de maneira inadequada, ou seja, não foram obedecidas as diferentes granas de lixas nos pares de lixamento.
Correção:
Lixar a superfície com lixa de grana fina 600 á 800 (dependendo do tipo da tinta) até que o problema seja eliminado e repintar. Em casos graves, preparar novamente com massa poliéster ou aplicar primer PU como enchimento.
Noções teóricas sobre tintas
8. Enrugamento
Aspecto enrugado da película da tinta durante o processo de secagem.
Causas:
Correção:
Regular o equipamento de pintura e observar a distância para evitar demãos grossas. Remover as partes afetadas. Se o ambiente apresentar temperatura elevada, utilizar diluentes lentos.
Observar o tempo de secagem entre demãos e antes de expor ao calor.
14. Falta de aderência
Ocorre um desplacamento da película da tinta sobre o primer ou do verniz sobre a tinta.
Causas:
Correção:
Remover totalmente as partes soltas, aplicar primer poliuretano e repintar novamente.
Problemas comuns na repintura automotiva
15. Cratera
Aparenta falta de tinta em pontos contaminados com impurezas, formando buracos com aparência de olho de peixe. As crateras aparecem durante ou imediatamente após a aplicação do acabamento.
Causas:
Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.
Os problemas mais comuns ocorridos na repintura automotiva são:
3. Branqueamento
Aparência leitosa e sem brilho.
Causas:
Ocorrem dias frios, úmidos e chuvosos devido ao uso de Thinners ou diluentes de evaporação rápida ou de má qualidade.
Correção:
Aguardar secagem completa, lixar com lixa de grana 600, adicionar, ao produto diluído, 10% em volume de diluente retardador (laca flow) e aplicar novamente.
Avenida Dona Gertrudes, 1185, Alvinópolis, Atibaia-SP Fone: 4418-3532 | 3402-2100
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12. Bolhas
Formação de bolhas em algumas áreas da pintura.
Causas:
Correção:
Remover as partes afetadas, preparar a superfície novamente e repintar.
1. Diferença de Tonalidade
É a diferença entre a repintura e a pintura original e da própria repintura. Se a cor é igual à original, por que a diferença?
Ao pintar dois carros com a mesma tinta, é possível ter dois resultados diferentes entre si.
Esses problemas podem ser causados por diferentes motivos:
Isso significa que quando um carro chega à oficina para uma repintura, a tinta original passou por vários processos que influenciam na sua tonalidade (durante a pintura e após a mesma).
O que pode influenciar a tonalidade depois da pintura?
A pintura perde sua tonalidade original por ação de fatores ambientais, ex.: Sol, ar marinho, poluição e sereno.
Obs.: Mais de 90% dos problemas que ocorrem em uma oficina de repintura referem-se a acertos de tonalidade.
Correção:
Antes da aplicação, pintar uma chapa de teste observa-la sob a luz solar (nas mesmas condições em que o carro será pintado). A tinta deve ser aplicada até a cobertura total da chapa de teste.
É muito importante observar o número de passadas e o intervalo entre as mesmas.
Havendo diferença de tonalidade, proceder á correção, sempre que possível utilizar os mesmos concentrados ou bases usados na obtenção de cor.
DEFINIÇÃO
É a dispersão de um ou mais pigmentos em um ligante (resina) que, quando adicionando aditivos e solventes, e aplicado em camada fina sobre uma superfície, seca e converte em uma película aderente e protetora.
FINALIDADE
Proteger as superfícies contra as ações do meio ambiente (corrosão), tornando-a bonita e agradável aos nossos sentidos.
COMPOSIÇÃO
De um modo geral, uma tinta é constituída por: Resinas, pigmentos, solventes e aditivos.
RESINAS (VEÍCULOS)
São responsáveis pela formação do filme (películas da tinta quando seca), protegendo as partículas dos pigmentos e proporcionando aderência sobre o substrato.
As tintas são caracterizadas de acordo com o tipo de veículo:
PIGMENTOS
São partículas sólidas, insolúveis no veículo que permanecem em suspensão. Classificam-se em dois tipos, ativos ou opacos e os inertes ou cargas.
Os ativos conferem a cor, tingimento e poder de cobertura ou opacidade à tinta. Podem ser orgânicos e inorgânicos.
Os inertes conferem propriedades específicas, tais como, maior consistência, melhor lixabilidade, fosqueamento, poder selante e enchimento.
ADITIVOS
São substâncias ativas, usadas em pequenas quantidades para conferir características e estabilizar as propriedades desejadas. Os mais utilizados são: secantes, dispersantes, anti-pele, anti-sedimentantes, nivelantes entre outros.
SOLVENTES
São responsáveis pela fluidez da mistura pigmento mais veículo. São voláteis e evaporam completamente durante o processo de secagem. Devido à compatibilidade, existem diversos tipos de solvente para cada tipo de veículo.